destaque004

Dores no Quadril em Atletas

 

A articulação do quadril representada pela região proximal do fêmur e os ossos da bacia é sede freqüente de lesões no âmbito esportivo. Responsável pela transferência de carga do membro superior ao membro inferior é parte fundamental do movimento da marcha de um individuo, que esta presente na maioria dos gestos esportivos.

Dentre as diversas patologias , foram selecionadas as mais freqüentes , que estão listada abaixo.

Distensões Musculares : A causa mais comum de dor no quadril em atletas. Os músculos da região do quadril estão mais susceptíveis a esse tipo de lesão pois estão sujeitos a contrações excêntricas. Os grupos musculares mais afetados são os adutores , flexores e o complexo abdutor representado principalmente pelo músculo glúteo médio .

 

Bursite Trocantérica : Patologia comum que acomete principalmente corredores, e mais predominante no sexo feminino. Trata-se de uma dor na face lateral do quadril geralmente depois da prática esportiva mas que pode se tornar constante.

 

Contusões : um trauma na região do quadril pode levar a avulsões ósseas ( mais comum em crianças) ou fraturas dos diversos ossos da bacia.

 

Fraturas de Stress : geralmente aparece em corredores de longa distancia e mais em mulheres do que em homens e atletas com disfunção alimentar ou deficiência nutricional. Deve ter seu diagnóstico feito precocemente pois pode evoluir para uma condição mais grave que é a Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur.

 

Osteíte púbica e Pubalgias: desordem músculo-ligamentar da região anterior do quadril. Normalmente esta relacionada com a atividade física e mais comum em corredores e jogadores de futebol.

 

Hérnias : As hérnias abdominais são mais comumente vistas em esportes que exigem movimentos de rotação e mudanças rápidas de direção . Aparecem por um desequilíbrio entre a forte musculatura dorsal e a fraca musculatura abdominal.

 

Ressalto do quadril (Snapping Hip): Três são as causas possíveis para a sensação de Ressalto da articulação do quadril . 1)banda ílio-tibial na face lateral do quadril ; 2) Flexor profundo contra a parte anterior da articulação ; 3) Lesões Condrais (cartilagem) ou do lábio acetabular podem gerar uma sensação de ressalto.

 

Dores nas costas : as dores nas costas principalmente na região lombar podem gerar sintomas na pelve , por irradiação nervosa ou compressões. O diagnóstico deve ser feito através de um detalhado exame fisico associado a exames de imagem.

 

Entre em contato com o Dr. Andre Wever para saber mais.

Clique aqui : Contato

 

 

Comente: